Esta logo precisa do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 
Kuvasz Rio left
Galeria de fotos do Canil Kuvasz Rio
VOCE QUER UM KUVASZ?
Antes de pensar em adquirir um cão, seja ele um Kuvasz ou não, leia atentamente sobre suas características, seu temperamento e tudo mais, para ter certeza que é a raça que você procura!

Reserve seu fillhote

Filhote do Kuvasz Rio

Depoimentos e casos reais sobre o Kuvasz - Parte 3

Dennis Loxton, proprietário do Loxton Sheep Co. Ltd, diz o seguinte  sobre o uso e o valor de cães para o seu empreendimento (Business Logger, Outubro de 1997): "Nós selecionamos raças que são resistentes o suficiente para sobreviver e continuar a trabalhar ".

Para cães de pastoreio ele prefere o Australian Kelpies além do Border Collie.

Para guardar o rebanho,  o Grande Pirineus e o Kuvasz.

Para cada rebanho de 1500 ou mais ovelhas, ele tem cerca de cinco ou seis cães pastores e um número equivalente de cães protetores.

Cético, ele nunca acreditou que a sua criação iria prosperar por causa da grande população de ursos, mas os seus cães de guarda provaram que ele estava errado.

Ele conta: "O Grande e o Kuvasz são minhas duas raças favoritas de guarda. O Grande Pirineus é um pugilista. Ele é um cara grande e musculoso que fica em seu terreno e diz para os intrusos:" Se afaste! O  Kuvasz, muito mais rápido, olha para o intruso e diz: "Se afaste! Eu estou aqui e estou indo te pegar!”. O Kuvasz partirá para o ataque imediatamente. O Pirineus ficará entre o predador e suas ovelhas. Uma verdadeira equipe. Juntos eles são infalíveis.

Em seus sete anos de criação (isto em 1997), Loxton perdeu apenas 5 das milhares de ovelhas que ele criou.

Essas perdas se deram em duas ocasiões distintas, e para dois enormes “Grizzlies” que estavam desnutridos e desesperados por alimentos.

No entanto, na maioria das situações, os cães têm se revelado altamente eficazes contra esses grandes predadores e atuam como uma equipe de guarda para afugentar os predadores.

O sucesso do seu empreendimento é notável e ele atribui única e exclusivamente à robustez e capacidade de trabalho dos seus cães...

Mathias

Uma comovente história de comportamento altruísta e protetor foi demonstrado por um Kuvasz chamado Matthias, de propriedade da família Finbow em British Columbia (Kuvasz Clube do Canadá Newsletter, 1995). O cão salvou uma criança da família que estava no caminho de um cavalo em disparada.

O cão, ao ver que o menino seria atropelado, imediatamente avançou sobre o cavalo e ele parou salvando o menino de  3 anos de idade.

Nem o cavalo, nem o cão ficaram feridos, mas uma vida humana foi salva! A ação foi instintiva, rápida e decisiva.

Kris diz que deve a vida de seu filho a Matthias. Matthias provou ser além de um amor de cão, inteligente e corajoso. "Ele agiu no puro instinto de Kuvasz, sem pensar em si próprio, tudo para proteger o meu filho" (ibid.).

Matias é um cão de fazenda, um companheiro e um bem socializado cão de exposição, tudo em um, demonstrando a versatilidade do Kuvasz!

Na maioria desses casos, apenas um único cão foi utilizado para guarda.

Dois ou mais cães certamente aumentariam as chances em favor dos cães e deve ser considerada para grandes empreendimentos, ou, para lidar com grandes predadores.

O principal disto tudo é que a raça ainda exibe pronunciada proteção defensiva e comportamentos que são compatíveis com o grupo de cães protetores de rebanho. Ao mesmo tempo eles são educados, dedicados e totalmente confiáveis com o rebanho e sua família humana.

Um fato que aconteceu aqui mesmo, para ser mais exato, comigo.

Moro em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.  Certa vez, ao abrir meu o portão e entrar em meu condomínio, que não tem segurança, uma moto com dois homens aproveitou e entrou junto. Percebi na hora e disse para minha mulher: “Vamos ser assaltados! Quando eu parar, desce logo do carro para que não levem a gente junto”.

Sempre que chegamos em frente ao nosso portão, não importa se tenha gente passando pela rua ou não, nossos cães fazem festa para gente, não dando a mínima para as outras pessoas. Dessa vez foi diferente...

Quando paramos e aquela moto parou atrás do nosso carro, eles começaram a latir ferozmente para eles. Cabe ressaltar que tenho nove cães...

Com a algazarra feita pelos cães e que, consequentemente, chamou a atenção dos vizinhos que começaram a aparecer nas janelas e varandas, aqueles homens disfarçaram e deram meia volta.  Tenho certeza que fui salvo do assalto, mesmo não diretamente, pelos meus cães. Eles sentiram que aqueles homens eram uma ameaça.

Esta é a essência do Kuvasz. É este caráter que devemos lutar para preservar.

O Kuvasz Rio agradece de coração aos amigos Criadores Húngaros, em especial ao amigão Szép, ao Sr. Jószef Holczhakker e ao Sr. Steve Hounsell, Presidente do Kuvasz Clube do Canadá, autor do "The Hungarian Kuvasz", de onde saíram grandes partes destes textos.

Página inicial do Kuvasz Rio

FILHOTES
DISPONÍVEIS!

Akira do Kuvasz Rio

RESERVE AQUI!


CANIL KUVASZ RIO


PARCELE EM ATÉ 24X IGUAIS


Kuvasz Alimentação

Canil Kuvasz Rio indica a Total Alimentos!


O Kuvasz Rio tem nojo de quem maltrata um animal! Denuncie!

Maltratar animais é crime, DENUNCIE!


Indique o Canil Kuvasz Rio!

Pessoas on line no Kuvasz Rio

Kuvasz Rio Suporte

Canil Kuvasz Rio © 2006 • By Atila Gandra