Esta logo precisa do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 
Kuvasz Rio left
Galeria de fotos do Canil Kuvasz Rio
VOCE QUER UM KUVASZ?
Antes de pensar em adquirir um cão, seja ele um Kuvasz ou não, leia atentamente sobre suas características, seu temperamento e tudo mais, para ter certeza que é a raça que você procura!

Reserve seu fillhote

Filhote do Kuvasz Rio

Kuvasz

O Kuvasz - Introdução

Primeiramente, é comum as pessoas perguntarem, por ser ainda uma raça bem desconhecida, como se pronuncia Kuvasz. Ouça aqui exatamente como se pronuncia Kuvasz (voz de Frankie, de Pécs, Hungria):

Como é o Kuvasz? Como ele é fisicamente?  Como é o seu temperamento? De onde ele vem? Qual é a sua origem? Para que tipo de trabalho eles foram criados? Será que eles são bons companheiros para a família? Quem deve possuir um Kuvasz? Estas e outras questões serão abordadas em nosso site.

É comum se encontrar em sites sobre cães e, até mesmo, em sites específicos da raça, informações genéricas sobre o Kuvasz, se tratando, apenas, de “cópias” um dos outros. Dessa forma, quando um site quer falar sobre a raça, pega o que um outro disse e simplesmente põe no ar.

O grande problema é que muitas dessas informações são passadas de forma, no mínimo, equivocadas. Uma vez que, por ser uma raça de certa forma desconhecida, a opinião que um criador deu lá atrás, baseado simplesmente no seu ponto de vista sobre a raça (ou por questões abordadas neste site), passa a ser uma regra sobre a raça.

Prova disso é que, quando me interessei por esta raça maravilhosa e, consequentemente, comecei a pesquisar em revistas sobre cães, fui mais uma vítima das tais informações retro referidas.

Há muitos anos atrás, uma revista muito famosa sobre cães do Brasil, publicou uma reportagem sobre a raça. Nessa reportagem (Guardião competente e belo), uma Criadora americana descrevia a raça.  Uma das características passadas por essa criadora, e que todos os criadores, sem exceção (inclusive eu), seguiam como verdade incontestável, é que: “O Kuvasz não deve ser adestrado para o ataque sob pena de ficar agressivo demais!”.

Essa característica passou a ser regra e em quase todos os lugares onde se procura informações sobre o Kuvasz no Brasil, a descrição dessa criadora se faz presente. Pois bem, isso era repassado para todos e ninguém se atrevia a adestrar um Kuvasz para ataque.

Kuvasz no ataquePorém, com a chegada da internet, este que vos fala pôde, finalmente, procurar saber tudo e um pouco mais sobre o Kuvasz. Não demorou para que eu encontrasse no país de origem da raça, a Hungria, várias exposições e provas de trabalho com o Kuvasz sendo testado no ataque. Basta ver neste site na área reservada às Provas de Trabalho ou, melhor ainda, em nossa página de vídeos, que lá estão as provas documentadas. Ainda este ano, aconteceu uma exposição húngara onde o Kuvasz campeão, chamado Huség, mostra a verdadeira essência de um Kuvasz. Mesmo durante a prova de ataque, você pode ver o enorme carinho que ele tem com o dono.

Da mesma forma, aquela reportagem narrava a forma com que um Kuvasz age em situação de perigo. Em outra reportagem recente publicada pela mesma revista, essa forma de agir foi novamente repetida. Mas, discordo totalmente. Como você verá aqui, seja em vídeos ou fotos de provas de trabalho, seja em depoimentos de situações reais onde o Kuvasz atuou, ou mesmo diante do convívio diário com meus nove maravilhosos cães, posso afirmar que essa forma de agir simplesmente não existe. Essa descrição caberia muito mais como sendo a de seu "primo", o Grande Pirineus.

Em sua função original de protetor de rebanhos, O Kuvasz ao sentir a aproximação de um predador, seja pelo olfato, seja pela audição, aguçadíssimos que possui, imediatamente late para que o invasor não se aproxime. Isso normalmente surte o efeito necessário e evita, assim, um confronto. Porém, a partir do momento que o invasor entra em contato visual, ele partirá imediatamente para o ataque.

Assim ele age na guarda residencial onde, dificilmente, existe a chance de um confronto. Seus latidos vigorosos desestimulam qualquer mal intencionado de prosseguir. Porém, se mesmo assim seu território for invadido, ele atacará imediatamente o invasor. Isso também pode ser comprovado em nossa página de vídeos.

É uma raça que, historicamente (ver história da raça), se aprimorou em defender o que lhe é confiado. É um cão extremamente amoroso com os familiares e com quem convive desde filhote. Quando está encarregado de proteger um rebanho de ovelhas, por exemplo, deixa que as ovelhas façam “gato e sapato” com ele, enquanto ele se diverte com as cabeçadas que leva. Porém, nada pode ameaçar o que lhe é confiado, ou seja, sua família, sua propriedade e os animais que pertencem a esta.

É por isso que, após anos e anos de pesquisas, me correspondendo com vários criadores pelo mundo, principalmente do país de origem da raça (Hungria), bem como com a experiência adquirida com meus maravilhosos cães, venho aqui compartilhar com vocês o resultado.

Leia e descubra mais sobre o belo Kuvasz, os "guardas armados da nobreza", dedicado companheiro e um respeitado membro do antigo grupo de Cães Guardiões de Rebanho.

Página inicial do Kuvasz Rio

FILHOTES
DISPONÍVEIS!

Akira do Kuvasz Rio

RESERVE AQUI!


CANIL KUVASZ RIO


PARCELE EM ATÉ 24X IGUAIS


Kuvasz Alimentação

Canil Kuvasz Rio indica a Total Alimentos!


O Kuvasz Rio tem nojo de quem maltrata um animal! Denuncie!

Maltratar animais é crime, DENUNCIE!


Indique o Canil Kuvasz Rio!

Pessoas on line no Kuvasz Rio

Kuvasz Rio Suporte

Canil Kuvasz Rio © 2006 • By Atila Gandra