Esta logo precisa do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 
Kuvasz Rio left
Galeria de fotos do Canil Kuvasz Rio
VOCE QUER UM KUVASZ?
Antes de pensar em adquirir um cão, seja ele um Kuvasz ou não, leia atentamente sobre suas características, seu temperamento e tudo mais, para ter certeza que é a raça que você procura!

Reserve seu fillhote

Filhote do Kuvasz Rio


Cães do Kuvasz Rio

Canil Kuvasz Rio - Quem somos e nossos objetivos

Nós do Canil Kuvasz Rio somos apaixonados por animais. Sem exceção. Os cães sempre foram uma paixão à parte. Particularmente os de guarda.

A primeira coisa que você deve saber é que o Kuvasz é um cão de guarda. Se você é o tipo de pessoa que ficaria feliz com um Rottweiller, Pastor Alemão ou um Dobermann, continue lendo.  Do contrário, procure outra raça.

Como todo e qualquer cão, a criação moldará a personalidade do Kuvasz.  Mas ele sempre vai ser um cão de guarda. Portanto, mesmo sendo sociabilizado e aceite bem estranhos, um dia pode acontecer de alguém criar uma situação que ele considere que você ou alguém que ele ama está em perigo e, certamente, vai atacar.

Não existe um cão de guarda melhor que o outro. Existe, sim, aquele cujas características mais se adéquam à preferência de cada um.

O Kuvasz não é melhor ou pior que um Rottweiller, Pastor Alemão, Fila Brasileiro etc. Ele é, apenas, diferente. São essas diferenças que devem pesar na escolha do seu futuro amigo, assim como pesaram na nossa.

Infelizmente, existem vários motivos que podem levar uma pessoa a se tornar um Criador, quando, realmente, somente deveria existir um: paixão pelos animais, que, por sinal, é o nosso lema.

Há, realmente, apenas uma razão que uma pessoa deve levar em conta quando se pensa em tornar-se um criador, qual seja, ajudar a melhorar a qualidade da raça. Isso significa não só lutar para alcançar os padrões físicos da raça, mas, principalmente, manter o verdadeiro temperamento e caráter de trabalho da raça.

Bastam alguns minutos neste site para que se perceba que sou contra as exposições, pelo menos nos moldes em que a grande maioria é feita.

O Kuvasz é, em primeiro lugar e principalmente, um cão de guarda, de trabalho, e é isso que deveríamos tentar preservar. Esse tem sido o papel e a função do Kuvasz por milênios. Não podemos permitir que a relativamente recente invenção das exposições destrua o rico patrimônio desta nobre raça.

É triste ver na internet, como em uma comunidade do quase extinto Orkut, algumas da raça Kuvasz o descrevendo como "SUPER DOCIL, LINDO DE MORRER E INTELIGENTE, SUPER FAMILIA, SÓ TEM TAMANHO MAS É MUITO MANSO. ESPERIMENTE E VERÁ.”

O que acontece quando alguém lê uma frase como aquela acima? Se a pessoa procurava um cão de guarda, desiste. Se procurava apenas um lindo cão, dócil com todos, acha que o encontrou.

O primeiro perde a chance de ter um excelente amigo, companheiro e magnífico cão de guarda. O segundo leva para casa um bichinho de pelúcia que cresce, cresce, e, se dentro dos padrões de temperamento da raça, começa a guardar a casa para o desespero de seu dono. O que isso acarreta? Um cão doado. Final infeliz para todos.

O Kuvasz não é um cão fofo e peludão. Há séculos, a proteção está em seu sangue. E é isso o que ele faz de melhor.

O Kuvasz pode ser dócil com todos? Sim, como já dito acima, claro que pode! Mas, para isso, é preciso que seja feito todo um trabalho de intensa sociabilização, o que custa muito tempo. Veja a página do "nosso" lindo Zeus. Ele foi criado brincando nas praias do Rio pelos seus maralhovisos donos Kátia e Marcus. Obviamente o Zeus se tornou um cão dócil. Porém, segundo relato da própria Kátia, em seu território, ou seja, em seu quintal, as coisas mudam...

Já para a guarda, não é preciso que se faça nada.

A maioria das pessoas não tem muito tempo com a vida que levamos hoje em dia, ou seja, vai criar o cão dentro do seu quintal em contato com a família e amigos. Com estes, ele vai ser um Golden. Mas, com estranhos, vai ser um Kuvasz.

Assim é um Kuvasz com quem ele ama:

Quer apenas um cão lindo e peludo e manso? Minha sugestão é sempre o Golden Retriever.

Quer um cão lindo e peludo, mas, que em uma situação de perigo dará sua vida pela sua... aí sim você quer um Kuvasz.

Assim é um Kuvasz quando alguém tenta alguma coisa contra quem ele ama:

Então me responda: como pode uma exposição, onde se avalia única e exclusivamente a beleza de um cão, conferir a ele o título de melhor cão da raça? Eu respondo: não pode!

Eu garanto: com certeza deve existir um Kuvasz perfeito como o meu Guitã. Porém, melhor, não existe. É tudo que um Kuvasz deve ser. Um amigo, totalmente amoroso, incapaz de qualquer reação agressiva com os que ama, e, principalmente, extremamente eficaz na guarda.

Guitã do Kuvasz Rio

Foto - Guitã sempre alerta vigiando pela fresta do portão.

Ou seja, além de atender à descrição física, meu Guitã, assim como a grande maioria dos meus cães, atende, também, e principalmente, ao primeiro e quarto requisitos do Padrão Oficial do Kuvasz:

Utilização: É utilizado para guarda e defesa de casas, outras propriedades e pessoas. COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: o Kuvasz é determinado e sem medo. Defende pessoas e propriedades confiadas aos seus cuidados, até mesmo com a própria vida.”.

Eles testam estas características nas exposições: NÃO!

Se o fizessem, assim como é feito na Hungria (veja o vídeo do Huseg onde parece que estou vendo o Guitã), meu Guitã estaria presente e, com certeza, com uma medalha pendurada em sua linda juba. E não seria diferente com seus filhotes que, na grande maioria, faz jus ao pai.

Está duvidando do meu Guitã? Acha que ele é só um cão fofinho e que estou mentindo para você?

"Veja" o vídeo do meu rei em ação durante a noite:

Perfeito!!

Quer um cão assim? Quer dormir tranquilo durante a noite como eu durmo? Ótimo. Continue lendo.

Não? Quer só um cão fofo!? Escolha outra raça pelo amor de Deus!

No Congresso Mundial e Seminário de Criadores de Raças húngaras, realizada em Budapeste em 1982, o Sr. Manyi Beli, Presidente do Kuvasz Kennel Clube, falou da necessidade de se manter a raça dentro de seu Padrão. Além de ressaltar as características físicas, como pigmentação, cor, pelagem etc., ressaltou o seguinte: "Devemos salientar o temperamento. O Kuvasz deve ser um cão corajoso, inteligente e não demasiadamente fácil de fazer amigos".

Na Hungria, país berço do Kuvasz, busca-se exatamente isto. Um Kuvasz tem que ser inteligente, corajoso e não indevidamente amigável com estranhos. Ele é um cão de trabalho, um cão de guarda.

Inteligente, significa ser capaz de discernir verdadeiras ameaças. Corajoso, significa responder a uma ameaça real com ousadia e agressividade ao ponto de auto-sacrifício na defesa dos seus encargos. Não indevidamente amigável com estranhos, não precisa ser explicado.

Como você pode ver em nosso site, tanto nas fotos, quanto nos vídeos, tudo isto é testado na Hungria.

É Por isso e por tudo mais que o Canil Kuvasz Rio baseia sua criação e seleção da mesma forma que eram feitas nos primórdios da raça, ou seja, um cão extremamente leal, amoroso e confiável com a família, mas, por outro lado, extremamente eficaz na guarda do que lhe é confiado.

Página inicial do Kuvasz Rio

FILHOTES
DISPONÍVEIS!

Akira do Kuvasz Rio

RESERVE AQUI!


CANIL KUVASZ RIO


PARCELE EM ATÉ 24X IGUAIS


Kuvasz Alimentação

Canil Kuvasz Rio indica a Total Alimentos!


O Kuvasz Rio tem nojo de quem maltrata um animal! Denuncie!

Maltratar animais é crime, DENUNCIE!


Indique o Canil Kuvasz Rio!

Pessoas on line no Kuvasz Rio

Kuvasz Rio Suporte

Canil Kuvasz Rio © 2006 • By Atila Gandra