Esta logo precisa do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 
Kuvasz Rio left
Galeria de fotos do Canil Kuvasz Rio
VOCE QUER UM KUVASZ?
Antes de pensar em adquirir um cão, seja ele um Kuvasz ou não, leia atentamente sobre suas características, seu temperamento e tudo mais, para ter certeza que é a raça que você procura!

Reserve seu fillhote

Filhote do Kuvasz Rio

Temperamento do Kuvasz

Como é exatamente o temperamento da raça Kuvasz? Como já dito várias vezes neste site, o Kuvasz é uma raça que existe há muitos séculos. Por que isso seria uma vantagem em relação às raças mais "jovens"?

Os lobos e ursos europeus foram os principais predadores que o Kuvasz e outras raças de guardiões de rebanho tinham que combater.  A interação com esses grandes predadores na proteção dos rebanhos ajudou a moldar o caráter, temperamento e conformação dessa raça.

Kuvasz e o rebanhoApenas os mais eficazes na guarda e que eram confiáveis com o rebanho, eram mantidos.  Séculos de seleção em condições adversas, ajudou a criar o nobre e maravilhoso cão de guarda que temos hoje, extremamente fiel e confiável com seu dono e extremamente eficaz na guarda.

Essa herança genética, assim como nos outros cães de seu antigo grupo, faz com que o Kuvasz tenha sua personalidade e seu caráter formados e bem estáveis.

A forma de criação, sociabilização etc., fará com que um indivíduo seja, perifericamente, diferente de outro. Mas, o fascínio pelas crianças, o amor, gentileza e lealdade ao seu dono, dentre outras características de seu temperamento, estarão sempre incutidos em sua herança genética. E, uma vez conhecida cada uma destas características, tem-se um cão extremamente previsível e confiável.

O Kuvasz pode ser treinado para vários fins, assim como muitas raças, mas seus instintos naturais continuam a do antigo guardião de rebanho e, é aí, que ele mostra toda sua excelência com pouco ou nenhum treinamento, protegendo, como poucos, tudo o que lhe for confiado, ou seja, sua família, amigos e sua propriedade, o que ele faz mesmo que isso custe sua própria vida.

É extremamente apaixonado por sua família, procura estar sempre por perto, é muito carinhoso e possui uma especial predileção pelas crianças.

O Kuvasz não gosta e não ser mantido presoÉ uma raça muito inteligente e aprende com facilidade. Justamente por ser muito inteligente, não espere que ele entre com vontade num canil de 2m2, onde ele sabe que vai ficar preso. O Kuvasz é obediente, porém, é muito inteligente. Não espere total obediência para fazer coisas que você também não gostaria de fazer. Você gostaria de ficar preso? Ele também não.

Se você quer um cão que pegue bolinhas e finja de morto, não é o Kuvasz que você procura. Ele até pegará a bolinha e a trará para você. Mas, quando a brincadeira ficar chata, a bolinha vai continuar lá. Se é isso que você procura, escolha um Retriever.

É um cão de grande porte, não sendo indicado para pequenos espaços. Apartamentos nem pensar. Os filhotes são brincalhões, mas o cão adulto é mais quieto. Está sempre alerta e é capaz de se mover com muita agilidade, elasticidade e leveza, sendo capaz de percorrer grandes distâncias sem muito esforço. 

Se não for sociabilizado desde filhote, será muito difícil que ele faça novos amigos quando adulto. Porém, é muito importante que você deixe que ele conviva com quem você quer que ele tenha amizade (Tenho amigos que frequentam minha casa poucas vezes por ano. Meus cães adoram essas visitas. Uma amizade construída com um Kuvasz desde filhote é algo que ele preserva para a vida toda).

Porém, o ideal, para a maioria das pessoas, é um cão de guarda que aceite bem as visitas. Assim, acostume seu filhote a receber visitas, sociabilizando-o desde filhote. Não o prenda quando elas chegarem. Deixe que ele saiba que está tudo bem, que aquelas pessoas são bem vindas.

Existe uma frase que descreve muito bem a raça e assino embaixo: "O Kuvasz é o que você faz dele!". Na verdade, isso vale para a maioria das raças de cães de guarda. Se você não quer ter o trabalho de sociabilizar o filhote, e, ao mesmo tempo, deseja um cão sociável com estranhos, novamente o Kuvasz não é cão que você procura.

Uma coisa muito importante sobre a raça: o Kuvasz não aceita ser tratado com violência. É um cão que, desde que criado com carinho, no convívio com a família e dentro dos limites (ver Criando seu Kuvasz), é extremamente submisso ao seu dono. Porém, se você bater nele, pode não ser na primeira ou na segunda, mas, com certeza, a reação virá. Dessa forma, se você tem por hábito bater em quem te ama, o Kuvasz não o cão que você procura. Na verdade, você não deve ter um cão.

O Kuvasz não faz uma guarda silenciosa. Em sua função histórica de guardião de rebanho, sempre foi uma vantagem latir para afugentar os predadores, pois, na maioria das vezes, é o bastante para evitar um enfrentamento. Considero isso uma virtude. Dificilmente acontecerá um acidente como, por exemplo, um garoto pular o muro para pegar uma pipa, sem saber que ali tem um cão de guarda.

Não é um cão que fica latindo à toa. Mas, se considerar que existe uma situação de perigo, ele latirá. Se você não gosta desta característica, mais uma vez, o Kuvasz não é para você.

Finalmente, deixe-o solto pelo seu quintal e dê todo amor e carinho que todos os animais merecem. À noite, enquanto você estiver dormindo, ele estará lá fora, cuidando para que ninguém perturbe o sono de quem ele ama,  VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

Página inicial do Kuvasz Rio

FILHOTES
DISPONÍVEIS!

Akira do Kuvasz Rio

RESERVE AQUI!


CANIL KUVASZ RIO


PARCELE EM ATÉ 24X IGUAIS


Kuvasz Alimentação

Canil Kuvasz Rio indica a Total Alimentos!


O Kuvasz Rio tem nojo de quem maltrata um animal! Denuncie!

Maltratar animais é crime, DENUNCIE!


Indique o Canil Kuvasz Rio!

Pessoas on line no Kuvasz Rio

Kuvasz Rio Suporte

Canil Kuvasz Rio © 2006 • By Atila Gandra